terça-feira, 5 de abril de 2011

Fricassé de Frango


Olá!

Quem já experimentou adora…eu sou suspeito para falar porque cresci comendo este prato em casa (a minha avó Dada e a Cida sempre fizeram o “Fricassé Original”) e também sou apaixonado por ele!



É um prato muito fácil e com um tempo de preparo de aproximadamente 40 minutos. O legal é que dá pra impressionar sem ter muito trabalho!

Ingredientes do Fricassé para 4 pessoas:

3 peitos de frango sem pele (com ou sem osso, pode usar o que tiver);
2 xícaras de extrato (ou polpa) de tomate;
4 colheres de sopa de azeite;
1 cebola picada;
5 dentes de alho picado;
2 folhas de louro (caso não tenha, pode fazer sem);
1 lata de creme de leite sem soro;
1 copo de requeijão;
300 gramas de mussarela fatiada;
Sal a gosto. 

Mãos a Obra:

Em uma panela grande coloque o azeite, a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, coloque os peitos de frango. Deixe dar uma leve dourada e já pode colocar a polpa de tomate, as folhas de louro e o Sal. Dê uma boa mexida para que os ingredientes “se conheçam”!

Depois de estarem todos “apresentados”, adicione água (somente o necessário para cobrir os peitos de frango sem que eles fiquem boiando) e deixe cozinhando por aproximadamente 20 a 25 minutos (ou até o frango estar bem cozido) em fogo médio alto (não se esqueça de mexer de vez enquando, pois o frango adora grudar no fundo da panela).

Assim que o frango estiver cozido, desfie! Você vai ver que com ele bem cozido e a ajuda de um garfo, vai ficar muito fácil desfiar os peitos. Não se esqueça de separar o molho que ficou na panela.

Na própria assadeira que irá para o forno, coloque o peito de frango desfiado, o creme de leite, o requeijão e misture tudo. Pode observar que vai ficar branco igual um fantasma e é aí que entra o molho que cozinhamos o frango! Vá adicionando o molho até que fique com a cor que desejar (mais ou menos vermelho), isso vai dar também um gosto muito especial ao prato. Aí é só cobrir com as fatias de mussarela e levar ao forno para gratinar!

Pulo do Gato: Depois que retirar o Fricassé do forno, coloque batata palha sobre o queijo antes de servir…Fica muitoooo bom!!!!!!!


A receita de hoje é em homenagem a um grande amigo meu que adorava esse prato, mas infelizmente nos deixou há alguns anos: Fê Negrelli, essa é pra você Brother!
Enjoy!



18 comentários:

  1. Isabela Leite5/4/11 3:42 PM

    Amoooooooo .... da proxima vez manda uma quentinha pra mim sff! :P

    ResponderExcluir
  2. Não podia deixar de comentar, Samuel, adorei o jeito que voce explicou, e realmente é delicioso.um beijoo
    Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentarios! Esse blog eh para vcs!

    ResponderExcluir
  4. Faço muito,a dica é p quem gosta de milho;é uma saborosa opção.Carlinha,vc já comeu muito em casa nos almoços de domingo.Samuel,vc tem uma forma hilária de apresentar;gostei muito!!!!bjssss Edinha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Edinha!! Td bem?
    A Carla comentou que não só lembra como tem saudade!!!
    O milho é uma boa dica mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. hummmm!!! adorei a receita, já até salvei no meu livro de receitas. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua receita Samuca, é diferente da minha, e deve se uma delícia, vou fazer essa semana sem falta a sua receita... Já tô com água na boca só de pensar!
    Beijooo pra vc e pra Carla

    ResponderExcluir
  8. Olá Samuca vc colocou tudo tão fácil que prometo que vou tentar fazer, mais sabe eu e a cozinha não combinamos muito bem....kkkkk
    depois conto se deu certo....
    bjos
    saudades de vcs

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos comentarios!
    Suzi e Valéria, depois conta pra gente se deu certo em!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Hum delicia,mas o que vou fazer primeiro????A pizza ou o fricassé...Meu Deus agora não vai ter regime que vai me aguentar kkkkkk.
    Bjos,saudades.

    ResponderExcluir
  11. Ummm, fiquei com muita vontade de comer !!! Saudades das suas comidinhas deliciosas.
    Lú e Ricardo

    ResponderExcluir
  12. ahhhh q legal primooo amei esse blog .... vai virar meu caderno de receita !!!! agora essa eu ja tinha rsrsrsrsr herança de familia ne !!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Samuel;

    Hoje domingo recebi visita para o almoço e fiz a sua receita do Fricassé, foi um sucesso,ficou delicoso e todos aprovaram, uma maravilha...
    Obrigada por compratilhar a sua receita com todos nós!
    Um grande Beijo pra vc e pra Carla...

    ResponderExcluir
  14. Q legal Valéria!! Fiquei muito Feliz!
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Esta semana fiz o Fricassé,estava atrasada com o horário do almoço e acabei fazendo o frango no molho cortado em cubos para ser mais rapido e finalizei como manda a receita, ficou muito bommmmm podem experimentar.Bjo.

    ResponderExcluir
  16. Tbem não sou boa na cozinha então vai a minha pergunta, quando eu levoao forno pra gratinar eu preciso cobrir com papel aluminio?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Patrícia, nao há necessidade de cobrir com papel alumínio!

    ResponderExcluir
  18. Entrei aqui hoje pela primeira vez atrás de sugestões para o natal. Fui ver tua receita de fricassé e no final vi a quem vc homenageou com ela. Me arrepiei. O Fernando Negrelli foi casado com minha sobrinha Cássia, que vc deve até conhecer. Eu amava aquele garoto. Quem não amava o Fê???? Sinto muita falta dele principalmente em nossos natais em família. Obrigada pela lembrança e pela homenagem.
    Maria Madalena Scarpinati

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!