segunda-feira, 25 de abril de 2011

Peixe à Moda Mediterrânea

Olá!
Encontrei na net um método de cozimento que achei muito interessante e resolvi experimentar. Como fiz a receita, e deu certo, quero compartilhar com vocês esse método muito saudável. É uma forma de assar o alimento envolto no papel alumínio, mas que não resseca pois o vapor mantém a umidade.   
O peixe a ser utilizado pode ser qualquer um que tenha em casa…eu adoro o bom e velho salmão! Não só pelos benefícios do ômega 3 e do selênio (este último faz muito bem para pele e para o cabelo, o que é uma preocupação das mulheres!), mas também pelo sabor marcante que ele tem.
Fiz a receita abaixo para uma pessoa, pois fica mais fácil de cada um adaptar a sua necessidade:
Prato pronto!
Ingredientes para 1 pessoa:
1 filé de Peixe (200g);
2 dentes de alho picados em pedaços grandes;
½ cebola cortada em 3 pedaços;
100g de brócolis (gosto de utilizar o congelado);
100g de couve-flor (gosto de utilizar o congelado);
6 tomates cereja (não usei desta vez porque não tinha em casa);
1 colher de sopa de shoyo;
Suco de 1 limão;
Ervas de Provence a gosto;
Sal a gosto;
Mãos na Massa: 
Tempere o peixe com o limão, sal a gosto, shoyo e reserve por 10 minutos. 



Corte um retângulo de papel alumínio (do tamanho da metade da sua assadeira) unte com um fio de azeite e coloque o brócolis, a couve-flor, os tomates, a cebola e o alho. Adicione sal, uma pitada de ervas de Provence e um fio de azeite aos legumes. 







Deite o peixe sobre esse manto de legumes, coloque mais um pouco de ervas de Provence sobre o peixe e regue com o marinado em que o peixe estava. 



Feche o “embrulho” com o papel alumínio, caso tenha ficado pequeno, pode adicionar mais um pedaço por cima. O importante é que fique bem fechado para que o vapor não saia. 
Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por 30 minutos a 180ºC.  

Pulo do Gato: Pode adicionar meio pimentão vermelho ou amarelo, vai dar um colorido e um sabor muito especial. Outra dica é adicionar 100ml de vinho branco ao tempero do peixe. 



O interessante é fazer porções individuais e servir no próprio embrulho. Deixe para abrir na hora de servir, quando estiverem a mesa, o perfume da comida vai contagiar a todos!



Espero que gostem!
Aguardo os comentários de quem testar essa receita!!!
Enjoy!

3 comentários:

  1. Nossa senhora....arrasou hein??? Muito boa a receita. Vou tentar fazer de surpresa para macaquin quando voltar!! Só tem um detalhe...será que vai dar certo?? Tu sabe que a pessoa aqui é prendada!!rsrrsrsr
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Gi, vc vai conseguir sim...é super fácil! hehehe
    Depois conta se deu certo! beijo

    ResponderExcluir
  3. Samuca, eu uso o alumínio desse jeito para fazer aquele salmão que comentei com você, é sucesso garantido esse "embrulho", até a Sra. Macaquin Gi vai conseguir, tenho certeza :-)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!