quinta-feira, 7 de abril de 2011

Surpresa de Presunto Parma com Molho Shoyo Reduzido

Olá!
Como estamos próximos do fim de semana…a dica de hoje é de um petisco fácil, rápido e que dá um ótimo impacto nos convidados! 
Quando se fala em "molho reduzido" algumas pessoas pensam que tem que ser um mágico (tipo o David Copperfield) para conseguir…mas não, você também pode fazer! 
E vou te contar outro segredo: é muito fácil! A Redução nada mais é do que a evaporação do líquido excedente, deixando o sabor mais acentuado do molho. Devido a esta característica do sabor, deve ser usado com moderação para não ficar enjoativo.  
O importante é ficar atento também no tamanho do tomate cereja. Alguns são muito grandes e não dá pra comer de uma só vez…isso pode levar a sua receita ao fracasso total, pois é impossível “morder” a nossa receita de hoje, tem que ser mesmo “uma dose única”! Escolha sempre a bandeja que tiver tomates menores, ou você pode cortá-los ao meio (funciona do mesmo jeito).

Esse petisco fica muito bom com um vinho tinto mais suave ou com um vinho verde (Português). O tempo de preparo é de aproximadamente 15 minutos.
Ingredientes:
250g de tomate cereja (se estiver muito grande pode diminuir a quantidade e cortar ao meio);
200g de Presunto Parma ou cru (se puder gastar mais, pode comprar o legítimo “Jamón Espanhol” também!)
200ml de molho Shoyo;
1 colher de sopa de cebola ralada;
2 colheres de sopa de mel;
1 colher de sopa de vinagre Balsâmico (ou Tinto);
Palitos de dente;
Orégano e Alecrim a gosto.
Mãos na Massa:
Em uma panela antiaderente de tamanho médio (no máximo 20 cm de diâmetro) coloque a cebola ralada e de uma leve fritada (até que ela fique transparente). Adicione o shoyo, o vinagre e o mel. Deixe em fogo médio por 8 minutos (lembrando sempre de mexer pois o mel pode grudar no fundo da panela). Após esse tempo você vai perceber que o volume do molho diminui bem e ele já vai estar mais grosso. Adicione o orégano, o alecrim, retire do fogo e reserve. 

Enrole uma a fatia do Presunto em cada tomate (caso a fatia esteja muito grande, pode cortar) e prenda com o palito de dente. O importante é que o palito não ultrapasse o tomate do outro lado. Mesmo o tomate sendo redondo, o presunto dá estabilidade a base e ele não fica rolando igual a uma bola de ping-pong.
Para finalizar, regue tudo com o molho shoyo reduzido. 
Atenção para não regar o palito também, pois seu convidado não vai ter como pegar a entrada sem se sujar! (como eu fiz na foto...rs).


Pulo do Gato: Fica muito bom finalizar com alho desidratado (aquele fritinho que vende no supermercado) e salsinha bem picada!  

Espero que gostem!
Enjoy!

3 comentários:

  1. Aiii papai , não faz coisas boas não assim eu fico com muuita vontade de comer hahah
    beeijos , amei o site , saudaes
    te amoo s2

    Ma

    ResponderExcluir
  2. Obrigado lindinha!!! pode deixar que vou fazer pra vc tmb!
    Bjos! Te amo! Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, diferente e prático para um tira gosto rápido.
    Está um sucesso esse blog heím, tudo fácil e gostoso, assim como deve ser a vida.
    Parabéns mais uma vez.
    Beijos Samuca e Cá saudades de voces.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!