Olá pessoal,
Hoje o nosso destino é a capital da Bélgica, Bruxelas! Uma capital, mas dividida por dois principais grupos linguísticos: Flamengos e o Francês.
Existem restaurantes em que o cardápio está apenas em Flamengo, o que dificulta um pouco a escolha dos pratos. Lógico que isto acontece em regiões “não turísticas” e a simpatia da maioria da população ajuda muito na comunicação.
As gastronomia local sofre forte influência dos países vizinhos, principalmente a Francesa (doces, frutos do mar, queijos, etc.).
Impossível foi não provar os diversos tipos de cerveja... a tradição do país nessa área vem de muitos anos! Hoje em dia fala-se em mais de 1500 tipos de cervejas diferentes (consegui provar umas 15 apenas, mas garanto que volto pra provar as outras 1485!). Cada cerveja é servida no próprio copo da marca para acentuar o sabor.
Um dos pratos mais tradicionais é o Moules Frites (mexilhões cozidos e servido com fritas). Não só os mexilhões são famosos, mas a batata frita também. Ela é pré frita em gordura animal e depois finalizada tradicionalmente (óleo ou azeite). O sabor fica diferente e muito gostoso. Os mexilhões podem ser cozidos com o molho de sua preferencia.
Não poderia deixar de provar o Escargots, aqui eles são vendidos na rua (foto abaixo) e com um tempero bem picante. Tenho que confessar que não gostei muito da experiência! Não pelo sabor (o molho estava gostoso), mas a textura não é das mais agradáveis.
Chocolates!!! Apesar de não ser um chocólatra, entrar na loja da Godiva (chocolateria Belga) e comer esse morango com um dos melhores chocolates do mundo foi show!
Outro doce bem tradicional é o Waffle, sua massa é feita com mel e não precisa de cobertura nenhuma. Tem quem prefira com sorvete, chocolate e outras coberturas.
Comemos um churros (indicação da nossa amiga Bethina, que mora na Bélgica) muito bom...ele é bem fino e não tem recheio, apenas polvilhado com açúcar de confeiteiro! Bem crocante!!!
Um especial agradecimento aos amigos José Renato e Bethina que nos receberam tão bem! Valeu demais!
Flavio e Bia Bressan; José Renato e Bethina; Carla e eu. |
Espero que gostem.
Inté!
Nossa quanta coisa boa e os doces então, divinooos.
ResponderExcluirBjos,bom passeio.
Que delícia!!!Essa, pra mim, seria a melhor parte da viagem em materia de gastronomia por conta dos doces!!!!!Amooooooo!!!!!!!!
ResponderExcluirVocê estão curtindo muito,heim queridos?!!!!
Aproveitem bastante!!!
Saudade grande!
Beijos,
Lai
Samuca, adorei a foto no mercado das cervejas!!
ResponderExcluirA Bélgica é fantástica né? O que são os mexilhões com a moulles frites, qual tempero você gostou mais ? Eu adooorei com blue cheese, e os morangos da Godiva ?? seduzem agente pelo olhar e olfato, e a quantidade de lojas de chocolates ?? Ummmmm e olha que eu não ligo para chocolate. Vocês experimentaram da Neuhaus ? Adorei todas as fotos. beijos
Gostei muito do seu blog, espero um dia voces virem ao Japao, tenho um restaurante decomida portuguesa e brasileira, temos um site: www.ponto deescape.com
ResponderExcluirAbracos!
Gostei do seu blog, tenho um restaurante no Japao, espero que um dia voces venham para essas bandas! Temos um site:
ResponderExcluirwww.pontodeescape.com
abracos