segunda-feira, 30 de maio de 2011

Supreme de Frango ao Molho Especial Para Churrasco

Olá!
A receita de hoje é uma dica para usar no nosso velho e bom churrasco. É uma opção para se fugir um pouco do tradicional e surpreender a todos com um molho que lembra muito os sabores Asiáticos. 
O ingrediente mais “exótico” para se encontrar é o molho de ostra, mas pode ser facilmente eliminado, sem alterar a essência desse molho. Este produto já pode ser comprado em hipermercados e fica na área de produtos orientais. É bastante utilizado na cozinha Tailandesa e seu sabor é suave e levemente adocicado.
Sempre que vou a um churrasco, o pessoal pede esse frango ao molho especial! Faz muito sucesso!
Não esqueça de utilizar peitos de frango altos, pois evita que ele fique ressecado.         

Ingredientes:
4 peitos de frango limpos e sem pele;
5 colheres de sopa de Ketchup;
3 colheres de sopa de mostarda amarela;
3 colheres de sopa de molho de ostra;
3 colheres de sopa de mel;
1 colher de sopa de aceto balsâmico;
1 xícara de chá de molho Shoyo;
2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
2 colheres de sopa de Ajinomoto;
Alecrim, tomilho, orégano, sal e pimenta do reino a gosto.
Mãos na Massa: 



O preparo é muito simples, basta juntar todos os ingredientes, mexer bastante até o molho ficar homogêneo e “se encontrar” com os peitos de frango.
É importante que o frango fique marinando, pelo menos, por duas horas. O ideal é ficar de um dia para o outro na geladeira!





Pulo do Gato: Na hora de levar o frango a churrasqueira, certifique-se de que o fogo está a uma temperatura média (nem muito alto e nem muito baixo). Isso faz com que o frango fique macio por dentro e com uma crosta por fora (efeito do mel).  
Espero que gostem!
Enjoy!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Medalhões de Avestruz com Champignon

Olá!
Pessoal, a dica de hoje é muito interessante! Não “torçam o nariz” para este animal que tem uma das carnes mais saudáveis do mundo. A textura é muito parecida com a do Filé Mignon, porém com 1/3 das calorias da carne de vaca e com uma digestão bem mais fácil. 
Muito sinceramente, acho a carne de avestruz bem melhor do que a carne de vaca. O sabor é bem mais suave e sem gordura nenhuma. É uma carne recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia por ser um alimento funcional (diminuição do colesterol).
Hoje já se encontra facilmente esta carne nos hipermercados. Ela fica na parte de congelados (ainda não é comum a venda dela fresca), junto com outras carnes especiais. 
Esta é apenas a primeira, mas pretendo colocar mais dicas de como se consumir uma das melhores, e mais saudáveis, carnes do mundo.     

Ingredientes para 2 pessoas:
300g de Carne de Avestruz (divididos em 2 medalhões de 150g);
1 colher de sopa de manteiga (pode substituir por azeite);
50g de Champignon frescos (se não encontrar pode usar em conserva);
3 colheres de sopa de água;
Sal e pimenta do reino moída a gosto.
Mãos na Massa: 
Deixe a carne de avestruz descansando em duas colheres de sopa de azeite extra virgem por 10 minutos. Em uma frigideira grande coloque a manteiga (ou mais um pouco de azeite) e deixe esquentar bem. Coloque os medalhões de avestruz na frigideira e tempere com sal e pimenta.

Diminua o fogo (caso prefira mais bem passado) e deixe dourar os dois lados. Atenção para não deixar a manteiga queimar. Depois que as carnes estiverem fritas ao seu gosto, retire e diminua o fogo. 
Adicione as duas colheres de sopa de água e o champignon. Isso vai fazer com que solte o gosto do fundo da carne e incorpore no cogumelo. Depois de fritos, adicione aos medalhões e serva. 



Pulo do Gato
:
Na hora de fritar os cogumelos, pode colocar também uma cebola cortada em tiras e uma colher de sopa de molho Inglês.  

Qualquer dúvida é só perguntar!
Espero que gostem!
Enjoy!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cozinhas pelo Mundo: Bier Gartten em Munique-Alemanha

Olá!


Enquanto estivemos em Munique, na Alemanha, um dos passeios mais interessantes foi a visita a um típico Bier Gartten (um parque aberto onde bebidas e comidas típicas são servidas). O evento aconteceu no English Park, um lugar muito agradável e bonito da cidade de Munique em um dia ensolarado de domingo (dia recomendado para se ir a um evento como esse).


Por ser um local aberto, ele é visitado pelos moradores da cidade e turistas em épocas mais quentes do ano. Portanto, se desejar ir a um desses, programe-se para que não seja no inverno!
Os alemães curtem o parque como nós curtimos a praia no verão.


Segue abaixo alguns dos pratos que são servidos no local e que pude experimentar!

English Park





Weissbier

Chucrute com Haxel ("quase"um joelho de porco, só que mais crocante)

Um creme parecido com um patê de queijo, servido com cebola roxa para comer com o Pretzel
Salsichas diversas (a branca é a melhor - feita com ervas, limão e noz moscada)
Pretzel (pão tradicional alemão, salgado e em forma de nó)
Espero que gostem!
Inté!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Massa com Molho de Espinafre e Peito de Peru

Olá!
Fomos a um restaurante em Luanda, quando ainda morávamos lá, e comemos uma massa com molho de espinafre que estava muito boa!!! Passado alguns dias resolvi me arriscar e fazer em casa (dei uma incrementada!).
A receita ficou ótima e é super fácil de fazer. Vale a pena testar!   

Ingredientes para 4 pessoas:
400g de macarrão (fusili, penne ou gravatinha);
1L de leite desnatado;
2 colheres de sopa de farinha;
3 colheres de sopa de manteiga;
1 cebola grande picada; 
4 dentes de alho picados;
300g de espinafre picado e pré cozido (pode ser o fresco ou congelado);
300g de peito de peru cortado em cubos pequenos;
1 colher de sopa (bem cheia) de mostarda;
50g de queijo parmesão ralado;
Azeite;
Cheiro verde a gosto;
Sal e noz-moscada a gosto.
Mãos na Massa:
Cozinhe o Macarrão até ficar com a textura desejada (mais ou menos “al dente”), escorra, regue com um bom fio de azeite e reserve.
Em uma panela grande adicione a manteiga, a cebola e o alho. Assim que a cebola começar a ficar transparente pode adicionar o peito de peru. Refogue tudo até que o peito de peru fique dourado.
Adicione a farinha e deixe dar uma leve fritada. Depois disso, vá adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo até que o molho branco cozinhe e fique com a consistência desejada. 
Adicione ao molho a mostarda, o espinafre, o cheiro verde, noz-moscada e o parmesão. Cozinhe por 4 minutos em fogo baixo e mexendo sempre. 
Misture o molho ao macarrão e é só servir.       
Pulo do Gato: Se você estiver com tempo, pode levar o prato pronto para gratinar! Basta cobrir com queijo e levar ao forno médio.
Depois me contem se deu certo! Qualquer dúvida é só perguntar!
Espero que gostem!
Enjoy!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cozinhas Pelo Mundo: Bruxelas - Bélgica

Olá pessoal,
Hoje o nosso destino é a capital da Bélgica, Bruxelas! Uma capital, mas dividida por dois principais grupos linguísticos: Flamengos e o Francês. 
Existem restaurantes em que o cardápio está  apenas em Flamengo, o que dificulta um pouco a escolha dos pratos. Lógico que isto acontece em regiões “não turísticas” e a simpatia da maioria da população ajuda muito na comunicação. 
As gastronomia local sofre forte influência dos países vizinhos, principalmente a Francesa (doces, frutos do mar, queijos, etc.). 


Impossível foi não provar os diversos tipos de cerveja... a tradição do país nessa área vem de muitos anos! Hoje em dia fala-se em mais de 1500 tipos de cervejas diferentes (consegui provar umas 15 apenas, mas garanto que volto pra provar as outras 1485!). Cada cerveja é servida no próprio copo da marca para acentuar o sabor.







Um dos pratos mais tradicionais é o Moules Frites (mexilhões cozidos e servido com fritas). Não só os mexilhões são famosos, mas a batata frita também. Ela é pré frita em gordura animal e depois finalizada tradicionalmente (óleo ou azeite). O sabor fica diferente e muito gostoso. Os mexilhões podem ser cozidos com o molho de sua preferencia.



Não poderia deixar de provar o Escargots, aqui eles são vendidos na rua (foto abaixo) e com um tempero bem picante. Tenho que confessar que não gostei muito da experiência! Não pelo sabor (o molho estava gostoso), mas a textura não é das mais agradáveis. 



Chocolates!!! Apesar de não ser um chocólatra, entrar na loja da Godiva (chocolateria Belga) e comer esse morango com um dos melhores chocolates do mundo foi show!


Outro doce bem tradicional é o Waffle, sua massa é feita com mel e não precisa de cobertura nenhuma. Tem quem prefira com sorvete, chocolate e outras coberturas.



Comemos um churros (indicação da nossa amiga Bethina, que mora na Bélgica) muito bom...ele é bem fino e não tem recheio, apenas polvilhado com açúcar de confeiteiro! Bem crocante!!!


Um especial agradecimento aos amigos José Renato e Bethina que nos receberam tão bem! Valeu demais!
Flavio e Bia Bressan; José Renato e Bethina; Carla e eu.

Espero que gostem.
Inté!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lasanha Verde de Peito de Peru

Olá!
Hoje é dia de Lasanha!!! O nome vem do grego “lasanon” mas os Romanos não perderam tempo e emprestaram a palavra, chamando-a de “lasanum” (que significa pote de cozinhar). Apesar de ser tradicionalmente um prato Italiano, existem controvérsias sobre sua origem, pois já se tem registro desse prato nos primeiros livros de receitas Ingleses.
Polêmicas a parte, o que interessa mesmo é que uma boa lasanha é quase unanimidade entre os amantes da gastronomia Italiana (ou será Inglesa agora?! rsrs).
A receita que apresento hoje é com massa verde, mas pode ser feita com massa normal, caso prefira.        
Foto By Janaína Viana
Ingredientes para 4 a 5 pessoas:
1 pacote de massa para lasanha (uso a grano duro, mas pode ser feita com massa fresca da mesma maneira);
500g de mussarela ralada;
200g de parmesão ralado;
400g de peito de peru ralado (caso não consiga ralar, pode colocar em fatias);
300g de carne de vaca moída;
150g de bacon cortado em cubos pequenos;
2 latas de tomate pelado (aproximadamente 300g) picados;
1 lata de molho de tomate de sua preferência;
1 colher de chá de açúcar.
3 cebolas picadas;
6 dentes de alhos picados;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
800ml de leite;
3 colheres de sopa de manteiga;
Azeite;
Orégano e manjericão a gosto.
Mãos na Massa: 
Preparo do molho de tomate: Frite o bacon com um fio de azeite. Quando ele estiver bem frito, refogue metade da cebola e três dentes de alho. Assim que a cebola ficar transparente, adicione a carne moída. Após ela estar frita (e secar todo o caldo que a carne solta) coloque o tomate pelado e o molho de tomate pronto. Deixe cozinhar em fogo médio/baixo por 20 minutos (com a panela tampada). Cinco minutos antes de desligar o fogo, adicione a pitada de açúcar, orégano e manjericão (se necessário corrigir o sal neste momento).
Preparo do molho Bechamel: Refogar a outra metade da cebola e do alho, em 3 colheres de manteiga e um fio de azeite. Assim que a cebola ficar transparente, diminua o fogo e adicione a farinha de trigo. Dê uma leve fritada e adicione o leite aos poucos, até formar um creme homogênio. Adicione 50g de queijo parmesão e desligue o fogo.
Montagem da Lasanha: Unte a forma com azeite e faça camadas de massa, molho de tomate, molho bechamel, queijo e peito de peru. Na última camada adicione o queijo ralado para gratinar. 
Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Passado este tempo, retire o papel alumínio e deixe até que o queijo fique gratinado.  
Pulo do Gato: Adicione aspargos picados nas camadas da lasanha, vai dar uma crocancia e um sabor muito bom! Colocar noz moscada ralada no molho bechamel também é uma boa pedida.  
Foto By Janaína Viana
Depois me contem se deu certo! Qualquer dúvida é só perguntar!
Espero que gostem!
Enjoy!

domingo, 15 de maio de 2011

Visita ao Restaurante do Jamie Oliver em Amsterdam

Olá Pessoal!
Hoje vou contar um pouco da experiência que tivemos ao jantar no restaurante do Jamie Oliver em Amsterdam - Holanda.
Jamie Oliver é um chefe de cozinha Britânico, que começou a fazer sucesso em 1998 com uma série chamada “The naked chefs”. Depois dessa série, ele não parou mais. Foram diversos programas e livros sobre culinária!
No Brasil, seu programa passa na GNT, Multshow e BBC. É um chefe bastante carismático, seus programas são muito bons e o livro que tenho dele também é ótimo!
Além desses trabalhos, ele também tem um restaurante chamado Fifteen (em Amsterdam e Londres). Esse restaurante é um projeto para ajudar jovens carentes a se formarem chefes de cozinha, tudo com a supervisão dele.
Como estaria em Amsterdam esse mês, fiz uma reserva no restaurante para comprovar a fama de chefe! A reserva foi feita para quatro pessoas: Eu, Carla (minha esposa), Bia e Flavio Bressan (casal de amigos).
A recepção no restaurante foi fantástica, fomos muito bem atendidos e a reserva estava feita! Infelizmente não atenderam ao meu pedido para conseguir uma mesa em frente a cozinha.


Iniciamos com uma seleção de anti pastos...


Os pratos principais foram:
Rib Eye com rúcula baby e aceto balsamico envelhecido
Legumes grelhados
Massa com aspargos brancos e verdes e molho de cogumelos 
Ravioli de ricota
Infelizmente os pratos não atenderam as expectativas de todos. A apresentação era simples, pratos normais e pouco saboroso. Essa foi a opinião de todos...infelizmente.
Mesmo assim, continuo admirando o trabalho dele, pois os livros são ótimos e sua cozinha sempre voltada para ingredientes naturais.

Abraços!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cozinhas pelo Mundo: Berlim-Alemanha

Olá!
Hoje pretendo deixar aqui algumas dicas de comidas que pude experimentar durante os dias que passei em Berlim-Alemanha.
Claro que junto com cada pedido vinha sempre uma Bier (cerveja)...cada hora com um sabor, coloração e aroma diferentes.

Draft Beer Berliner

Weiss Erdinger

Seleção de queijos Alemães

Curry Wurst (salsicha com curry e katchup)

Curry Wurst

Jalapenho recheado com queijo fundido, asinhas de frango apimentadas e batata crocante com molho rosé e geléia de pimenta

Draft Beer

Mais uma........

Entrada de antipasto

Prato tradicional - batata assada com uma espécie de molho e iogurte e ervas

Sanduíche vendido nas ruas com embutido em formato quadrado (gosto parecido com o tender)

Mais Bier!!!!!!!

Aspargos com molho de mostarda e manteiga 
A saideira........
Alemanha vai deixar saudades!!!!!

Enjoy!