domingo, 1 de maio de 2011

Cozinhas Pelo Mundo: “Bistecca Alla Fiorentina”

Olá!
A nossa “Cozinha Pelo Mundo” de hoje vai até Florença na Itália. Além de ser a capital da Toscana, é também a maior cidade da região (com aproximadamente 371 mil habitantes). Seu nome em Italiano é Firenze e vem do latim Florentina. Está no meio do caminho entre Roma e Veneza (de trem fica a 3 horas de cada). 
É considerada o berço do Renascimento Italiano e também uma das cidades mais bonitas do mundo. A cidade abriga obras de vários artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, entre outros. O melhor é que algumas dessas obras estão ao ar livre…uma visita a Florença é um verdadeiro banho de cultura! 
Alguns dos pontos turísticos mais conhecidos são: Palácio Pitti, Galeria Degli Uffizi, Tempio Maggiore, Ponte Vecchio, Casa di Dante, Igreja Santa Maria Novella e a Duomo. 
Um dos pratos mais tradicionais da região é a famosa Bistecca Alla Fiorentina. Eu experimentei e gostei muito! Este típico prato é simples no preparo (como a maioria das carnes Italianas), mas nem por isso é menos saboroso. O nome desse filé vem da tradicional festa de São Lourenço, realizada anualmente (em Agosto) na região. 
Essa festa era patrocinada pela família Médici e havia distribuição de carne a toda população. Os viajantes Ingleses que apreciavam este filé bovino nas festas, passaram a chama-lo de “beaf steak”, que depois da influência Italiana virou bistecca.   
Ela é preparada na brasa do carvão (alguns Italianos preferem na lenha com raspas de limão), temperadas com azeite extra virgem, pimenta do reino e sal (pode-se também adicionar ervas). É servida normalmente com rodelas de limão e favas da Toscana.
Essa que comemos foi servida com champignon e rúcula. 
Este tipo de corte no Brasil (e em alguns lugares do mundo) recebe o nome de “T-bone” e é uma boa variação para quem quer preparar uma legítima “Bistecca Alla Fiorentina”!  
Pulo do Gato: Este prato fica melhor ainda se acompanhado por um bom vinho tinto da região da Toscana! Vai deixar tudo muito mais autêntico.
Caso tenham a oportunidade de visitar a cidade, não deixem de provar os famosos Gelattos (sorvetes)! Também são conhecidos como os melhores do mundo. 
Espero que gostem!
Enjoy!

3 comentários:

  1. Deu água na boca. Aquilo ao lado são mandioquinhas fritas? Ou polenta frita?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Zezito, eram batatas com ervas!! muito boa por sinal!!
    abracos,

    ResponderExcluir
  3. Não posso morar na Itália, vou explodir de tanto comer comidas deliciosas !!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!