terça-feira, 17 de maio de 2011

Lasanha Verde de Peito de Peru

Olá!
Hoje é dia de Lasanha!!! O nome vem do grego “lasanon” mas os Romanos não perderam tempo e emprestaram a palavra, chamando-a de “lasanum” (que significa pote de cozinhar). Apesar de ser tradicionalmente um prato Italiano, existem controvérsias sobre sua origem, pois já se tem registro desse prato nos primeiros livros de receitas Ingleses.
Polêmicas a parte, o que interessa mesmo é que uma boa lasanha é quase unanimidade entre os amantes da gastronomia Italiana (ou será Inglesa agora?! rsrs).
A receita que apresento hoje é com massa verde, mas pode ser feita com massa normal, caso prefira.        
Foto By Janaína Viana
Ingredientes para 4 a 5 pessoas:
1 pacote de massa para lasanha (uso a grano duro, mas pode ser feita com massa fresca da mesma maneira);
500g de mussarela ralada;
200g de parmesão ralado;
400g de peito de peru ralado (caso não consiga ralar, pode colocar em fatias);
300g de carne de vaca moída;
150g de bacon cortado em cubos pequenos;
2 latas de tomate pelado (aproximadamente 300g) picados;
1 lata de molho de tomate de sua preferência;
1 colher de chá de açúcar.
3 cebolas picadas;
6 dentes de alhos picados;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
800ml de leite;
3 colheres de sopa de manteiga;
Azeite;
Orégano e manjericão a gosto.
Mãos na Massa: 
Preparo do molho de tomate: Frite o bacon com um fio de azeite. Quando ele estiver bem frito, refogue metade da cebola e três dentes de alho. Assim que a cebola ficar transparente, adicione a carne moída. Após ela estar frita (e secar todo o caldo que a carne solta) coloque o tomate pelado e o molho de tomate pronto. Deixe cozinhar em fogo médio/baixo por 20 minutos (com a panela tampada). Cinco minutos antes de desligar o fogo, adicione a pitada de açúcar, orégano e manjericão (se necessário corrigir o sal neste momento).
Preparo do molho Bechamel: Refogar a outra metade da cebola e do alho, em 3 colheres de manteiga e um fio de azeite. Assim que a cebola ficar transparente, diminua o fogo e adicione a farinha de trigo. Dê uma leve fritada e adicione o leite aos poucos, até formar um creme homogênio. Adicione 50g de queijo parmesão e desligue o fogo.
Montagem da Lasanha: Unte a forma com azeite e faça camadas de massa, molho de tomate, molho bechamel, queijo e peito de peru. Na última camada adicione o queijo ralado para gratinar. 
Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Passado este tempo, retire o papel alumínio e deixe até que o queijo fique gratinado.  
Pulo do Gato: Adicione aspargos picados nas camadas da lasanha, vai dar uma crocancia e um sabor muito bom! Colocar noz moscada ralada no molho bechamel também é uma boa pedida.  
Foto By Janaína Viana
Depois me contem se deu certo! Qualquer dúvida é só perguntar!
Espero que gostem!
Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!