quarta-feira, 4 de maio de 2011

Frango Cremoso ao forno com Purê de Batata

Olá!
Hoje vai mais uma dica para quem, como eu, gosta de um prato “ao forno”. Inventei essa receita com o que tinha em casa e deu muito certo!
Caso não tenha um ou outro ingrediente, não deixe de fazer! Use a criatividade, substitua, inove! Você não vai se arrepender…essa receita fica muito boa! 



Ingredientes para 4 pessoas:
800g de peito de frango cozido e desfiado (pode ser substituído por 4 latas de atum também, se não gostar do frango);
600g de batata;
200ml de leite;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 lata de champignon;
1 lata de ervilha (eu utilizo a congelada);
300g de brócolis bem picado (utilizar o congelado ou cozinhar o fresco antes de usar);
1 lata de molho de tomate;
150g de azeitonas verdes picadas;
2 colheres de sopa de molho Shoyo;
1 cebola grande picada;
5 dentes de alho picado;
1 taça de vinho tinto;
4 colheres de sopa de azeite;
100g de queijo parmesão ralado;
Salsinha e cebolinha a gosto;
Noz-moscada a gosto; 
Sal a gosto.
Mãos na Massa:
Para fazer o purê, cozinhe as batas (já descascadas) até que elas estejam bem moles, passe em um espremedor de batas (ou amasse com um garfo) e reserve. Em uma panela no fogo médio, coloque a manteiga (deixe derreter), adicione a batata amassada, sal e noz-moscada (ralada) a gosto. Coloque o leite aos poucos, sem parar de mexer. Assim que acabar todo o leite o purê está pronto. Reserve o pure porque ele será a cobertura do frango cremoso.
Em uma panela grande (com fogo médio) adicione o azeite, a cebola, o alho e dê uma refogada até que a cebola fique transparente. Adicionar o peito de frango, o shoyo e a taça de vinho tinto (mexer bem por 3 minutos). 
Adicionar os demais ingredientes: Molho de tomate, champignon, azeitonas, brócolis, cebolinha, salsinha e ervilha. Deixar cozinhar por mais 5 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo. Caso necessário corrija o sal.
Para a montagem utilize uma forma refratária de vidro, untada com azeite. Colocar o frango na forma e por cima o purê de batatas. Salpicar com o parmesão ralado e levar ao forno médio até que fique gratinado (dependendo do seu forno deve levar de 15 a 20 minutos).

Pulo do Gato: Se você gostar, pode adicionar a mistura de frango uma pimenta dedo de moça bem picada. 
Espero que gostem!
Enjoy!

Um comentário:

  1. Uma sugestão que sempre faço em casa.No lugar do frango ou atum fazer um molho de carne moída bem temperadinho.Fica muitooo bommmmm tb.
    bjo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!