Olá!
Pessoal, essa é uma receita muito especial…não só pelo fato dela ser uma delícia, mas também porque sempre faz um sucesso bem grande!
A carne fica molhada por dentro, pois o processo que usamos de “selar” a carne diminui a fuga do suco interno. A melhor carne para se usar nesta receita é o Filé Mignon, mas como o preço está mais salgado que a água do mar, pode trocar por uma maminha ou outra de sua preferência.
Ingredientes para 4 pessoas:
800g de Filé Mignon bem limpo, sem cordão (ou outra carne de sua preferência);
350ml de vinho tinto;
3 colheres de sopa de shoyo;
1 colher de sopa bem rasa de farinha de trigo (opicional);
1 colher de sopa de tomilho;
2 colheres de sopa de alecrim;
1 colher de sopa de salsa desidratada;
2 colheres de sopa de alho desidratado (caso não encontre, pode picar e fritar o normal);
2 colheres de sopa de Azeite;
Sal e pimenta do reino moída.
Mãos na Massa:
Colocar a peça de carne para marinar na mistura de vinho tinto, shoyo, tomilho, alecrim, salsa, azeite e pimenta do reino (não colocar sal nesta hora pois pode deixar a carne seca) por pelo menos 4 horas.
Após esse período, separe a carne do molho, certifique-se de que nenhuma erva ficou grudada nela (pois pode queimar na hora de fritar) e reserve o molho.
Em uma panela grande (tem que caber toda a peça de carne), adicione um fio de azeite e aqueça bem. Quando sentir que o azeite está bem quente coloque a peça de carne. Tente não furar (pode usar um pegador de macarrão para virar) e frite todos os lados rapidamente. Esse é o processo de “selar” a carne! Feito isso, coloque em uma assadeira e reserve.
Nesta mesma panela em que você selou a carne, adicione o molho em que a carne ficou marinando (pode ser coado ou não) e deixe reduzir. Neste momento, pode-se usar a farinha de trigo. Basta polvilhar sobre o molho e mexer bem para não empelotar até engrossar. Adicionar o alho desidratado e desligar o fogo.
Fatiar a carne, se necessário dê uma leve corrigida com sal, e regue com o molho reduzido. Pré aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por 10 minutos. Se gostar dela mais bem passada, deixe mais tempo no forno até ficar ao seu gosto.
Pulo do Gato: Se gostar da carne bem mal passada (eu gosto!) deixe apenas cinco minutos no forno (somente o tempo de esquentar)!
Depois me contem se deu certo! Qualquer dúvida é só perguntar!
Espero que gostem!
Enjoy!
Vou testar!!!!!hehe...Bjs
ResponderExcluirHmmm, super delicioso!!! Ficou fantástico, um prato super fácil de fazer :-)) valeu pela recieta!
ResponderExcluirOlá Samuel, Publicamos hoje sua receita em nosso blog juntamente com o vinho degustado, Obrigado! Maykel e Anna
ResponderExcluirhttp://vinhopor2.blogspot.com/2012/02/quinta-da-receita-file-ao-molho-de.html