quarta-feira, 30 de março de 2011

Os segredos de um “simples” Ovo Frito… Atenção, ele não é seu inimigo.

Olá!
Existe um consenso entre os amantes da Gastronomia: “pra saber se alguém é bom na cozinha é só mandar fritar um ovo!”. Mas será que isso realmente é verdade? Eu conheço muita gente que cozinha super bem mas o “Zóiudo” nem sempre sai legal.
Para tentar ajudar esses e outros amigos que não sabem a fórmula secreta para se fritar um belo ovo, aqui vão algumas dicas:
“Panela Velha é que faz comida boa”: Sim, mas no caso do ovo essa frigideira velha tem que ter o mínimo de antiaderente, para que seu ovo não vire um gigolô e se apaixone pela velhinha! Frigideiras novas são as melhores, mas nem sempre temos uma a mão. O importante é que ela tenha, no máximo, 20 cm de diâmetro.
Pode notar que minha frigideira não é das mais novas (pois estou em Luanda e sem a possibilidade de usar as panelas que estão no Brasil!) mas dá conta do recado!
O Protagonista: O Ovo pode ser de qualquer tipo (normal, orgânico, com ómega 3, caipira…até de codórna se você quiser exercitar a paciência! rs). Eu gosto de deixá-lo na geladeira até no último minuto, pois fica mais firme para fritar.
Óleo: Assim como o ovo, ele pode ser de qualquer tipo (oliva, girassol, soja, etc.), pra mim o mais gostoso é o ovo frito no azeite! Existem pessoas que preferem sem óleo...aí fica a seu critério, mas a frigideira tem que estar em bom estado.
Se armando para a guerra: Com relação aos utensílios, você só vai precisar de uma escumadeira (ou espumadeira como dizem os mais antigos) e uma colher de sopa. Caso não tenha uma escumadeira, tente usar algum utensílio similar para retirar o ovo da panela (essa fase é importante pois caso não seja um utensílio apropriado, pode furar a gema e colocar tudo a perder!).
Agora que já estamos com todas as dicas, mãos a obra:



1º - Tenha a certeza de que a frigideira esta bem seca, pois qualquer gota de água pode fazer com que o Vulcão Vesúvio entre em erupção na sua cozinha, assim que o óleo esquentar. A quantidade ideal de óleo é cerca de meio centímetro de altura, mas como sei que ninguém tem uma régua na cozinha, o ideal é que fique na metade da unha do dedinho (segue foto abaixo). Com o tempo, só de bater o olho na frigideira você já vai saber!




2º - Esquente o óleo até uma temperatura média (suportável por até 20 segundos com a palma da mão bem próxima ao óleo) e abaixe o fogo (chama média para fogão com bocas pequenas e fraca para bocas grandes);
3º - Quando atingir a temperatura, retire o ovo da geladeira e quebre ele (com cuidado!) na frigideira (se ainda não tiver pratica pode quebrar o ovo em uma xícara primeiro);
4º - Assim que ele cair na panela, tente fazer movimentos leves pra frente e pra trás para que ele não grude tanto no fundo. É uma tendência natural dar uma ligeira “pegada” no fundo da frigideira, mas não precisa ligar para o 190, porque depois de alguns segundos movimentando a frigideira ele já desgruda quase que totalmente;

5º - Com a frigideira de volta ao fogo, use a colher de soba para ir jogando o óleo sobre o ovo. Se gostar da gema mais mole, jogue menos óleo em cima da gema. Esse procedimento evita a necessidade de ter que virar o ovo para fritar do outro lado (já vi muita gente dando P.T. no ovo por tentar virá-lo, não precisa!);



Se o fundo ainda estiver grudando, você pode ir com a colher por baixo do ovo e dar um leve empurrão, sempre encostando a “bunda” da colher no ovo para não furar a gema.




6º - Quando atingir a consistência que você gosta, retire a frigideira imediatamente do fogo e resgate o ovo com a escumadeira. Não coloque-o no prato imediatamente, deixe o ovo suspenso na escumadeira por uns 30 segundos (isso vai deixá-lo sequinho sem a sensação de estar encharcado);

7º - Coloque o sal quando ele já estiver no seu prato, pois o sal (assim como a água) pode causar pequenas erupções na sua cozinha e te machucar com o óleo quente.

Pulo do Gato: Eu adoro colocar Ajinomoto no ovo! Dá um sabor especial e deve ser usado junto com sal pois ele não salga.

A “obra de arte” está feita!!! Viu, o ovo frito pode ser seu aliado na fome do dia-a-dia! 




Espero que gostem! Mandem seus comentários!
Enjoy!

9 comentários:

  1. Rô Almeida4/4/11 7:02 PM

    Estou me esforçando, mas o meu ovo frito não fica muito bom. Vou testar a sua técnica.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem gosta do ovo com a gema "bem passada" o macete é tampar a panela após desgrudar do fundo da panela, e continuar com o fogo baixo, 2 minutinhos são suficientes pra ficar bem cozida.

    ResponderExcluir
  3. José Renato5/4/11 8:35 AM

    Eu gosto de fazer na manteiga. Tem algum truque para evitar que a manteiga queime?

    ResponderExcluir
  4. José Renato, td bem?
    Uma dica para a manteiga não queimar é junto com ela colocar um pequeno fio de azeite. Isso aumenta a "vida"da manteiga na panela! Lembre-se sempre de moderar no fogo, pois ele muito alto queima até o azeite.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Anderson,
    Valeu pela dica! É isso mesmo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Roberta, se não der certo avisa!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rapaiz...ovo né. Gostei das dicas, mas não sabia que tinha que colocar tanto oleo(pra mim é muito), eu coloco só um filete de oleo e não gruda. Mas vou tentar a sua técnica, afinal quando começa a virar uma suruba de ovo, vira logo um ovo mexido....kkkkk. Abraço. O Blog está show.

    ResponderExcluir
  8. Adoro ler o que escreve, mesmo que seja apenas como fazer um ovo frito...vc tem um jeito especial.....escreva mais...beijo..saudades...Ciça

    ResponderExcluir
  9. Humm,já como frito no óleo e na margarina, o ovo na margarina acho que fica mais gostoso e como ela já tem sal, não precisa colocar muito!! a bordinha fica fritinha uma delicia!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!