terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Risoto de Aspargo com Champignon e Pêra

Olá!

A dica de hoje é na verdade um achado de produtos que tinha em casa, baseada em algumas receitas que já li sobre risoto. Nunca fui muito adepto a frutas na comida (basta olhar as receitas anteriores), mas me rendi a famosa pêra no prato principal!

Comecei devagar, usei apenas uma pêra inteira, mas se você gostar, já pode aumentar essa quantidade. Os demais ingredientes podem ser alterados (colocar um aspargo em conserva no lugar do fresco, por exemplo), sem alterar o resultado final.

O importante em todo Risoto é muito "óleo de cotovelo"!!! Isso mesmo, tem que usar muito o cotovelo e mexer bastante...só assim o seu Risoto vai ficar cremoso e sem a necessidade de colocar creme de leite na receita.

Ingredientes:
300g de arroz arbório;
Caldo de Legumes (aproximadamente 1L e meio, vai colocando até dar o ponto do arroz);
200g de aspargos frescos picados em quatro partes;
100g de champignon (pode ser inteiro ou em lâminas);
50ml de azeite;
1 pêra sem casca e cortada em cubos;
100ml de molho de tomate (eu usei um pronto mesmo);
200ml de vinho branco;
50g de queijo parmesão ralado;
2 cebolas bem picadas;
5 dentes de alho picado;
3 colheres de sopa de aceto balsâmico;
1 colher de sopa bem cheia de mostarda Djon;
1 colher de sobremesa de mel;
1 colher de sopa de manteiga,
Ervas finas e cebolinha a gosto.

Mãos na Massa
Em uma panela grande coloque o azeite, a cebola e o alho. Deixe a cebola e o alho fritarem ligeiramente. Acrescente o arroz e rapidamente uma parte do caldo de legumes. Mexa bastante para incorporar o caldo em todo o arroz. 
Esse processo deve se repetir durante todo o cozimento, sempre que secar, deve ser acrescentado mais caldo. O fogo sempre de alto para médio, nunca menos do que isso.
Repita este processo (caldo, secar, caldo, secar...) até que o arroz fique duro no meio mais mole na ponta (isso deve demorar uns dez minutos, mas vai depender do seu fogo). Acrescente todos os demais ingredientes, menos a manteiga.
O tempo do arroz terminar de cozinhar é o mesmo dos demais ingredientes "se encontrarem" na panela. Nesta fase não pode parar de mexer!!!
Assim que o arroz estiver no ponto de sua preferência, coloque a manteiga e deixe ela incorporar em todo o arroz.
Sirva imediatamente depois de pronto. 



Pulo do gato:
O risoto não pode esfriar, pois o amido que ele solta vai deixar seu prato parecendo uma papinha de criança! Caso isso aconteça, ou você for comer o que sobrou no dia seguinte, use o microondas e se necessário um pouco de leite para esquentar!

Espero que gostem!
Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dicas ou sugestões! Obrigado!