quinta-feira, 31 de março de 2011

Miracle Whip - eu recomendo!

Olá!


Sabendo da minha paixão por maionese e molhos, há algum tempo recebi a dica de um amigo (Thomas Sheridan), que morou em Houston-Texas.
Tive a oportunidade de experimentar a Miracle Whip (da Kraft), na casa dele em Angola, pois ele havia trazido alguns potes dos Estados Unidos.






Dois meses depois, voltei para os Estados Unidos...e a primeira coisa que fiz ao entrar no Walmart foi procurar essa maionese!!!! 
Com uma textura muito similar a de uma maionese caseira, seu sabor é levemente adocicado e único.

Foi criada pela Kraft na altura de uma grande crise financeira em 1933 nos Estados Unidos. Era para ser uma opção mais barata de maionese e acabou caindo no gosto dos Americanos e Canadenses!

Ela vai muito bem em saladas, sanduíches e legumes!

Fica a dica!!!

Enjoy!



Cinque Terre - Itália


Durante a nossa Lua de Mel, eu e a Cá passamos por um dos lugares mais incríveis que já conheci. 

Cinque Terre (também conhecida como Cinco Terras) é um trecho da Itália que fica na Costa da Riviera Ligure, algumas horas de Milão. É um Parque Nacional que compreende as cidades Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore e é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. 







Não preciso nem dizer que uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a gastronomia desse lugar.
Como outras regiões da Itália (que serão citadas em outros posts), a gastronomia desta Costa é única e com características próprias. Não só pelo tradicional Pesto Genovês como também as "comidinhas de rua naturais".


Sanduíche Caprese e uma "Birra" (Chopp) - Detalhe: o Gelato Maxibon (ao fundo) é delicioso!


Pizza Pomodoro
Outra especialidade local é a geléia de limão que experimentamos de entrada com uma seleção de queijos Italianos.




Um dos pratos típicos do país é a Salada Caprese! Como adoro tomate, mussarela de búfala e manjericão, não pude deixar de pedir uma, afinal estava na Itália!!!


Enjoy!




quarta-feira, 30 de março de 2011

Os segredos de um “simples” Ovo Frito… Atenção, ele não é seu inimigo.

Olá!
Existe um consenso entre os amantes da Gastronomia: “pra saber se alguém é bom na cozinha é só mandar fritar um ovo!”. Mas será que isso realmente é verdade? Eu conheço muita gente que cozinha super bem mas o “Zóiudo” nem sempre sai legal.
Para tentar ajudar esses e outros amigos que não sabem a fórmula secreta para se fritar um belo ovo, aqui vão algumas dicas:
“Panela Velha é que faz comida boa”: Sim, mas no caso do ovo essa frigideira velha tem que ter o mínimo de antiaderente, para que seu ovo não vire um gigolô e se apaixone pela velhinha! Frigideiras novas são as melhores, mas nem sempre temos uma a mão. O importante é que ela tenha, no máximo, 20 cm de diâmetro.
Pode notar que minha frigideira não é das mais novas (pois estou em Luanda e sem a possibilidade de usar as panelas que estão no Brasil!) mas dá conta do recado!
O Protagonista: O Ovo pode ser de qualquer tipo (normal, orgânico, com ómega 3, caipira…até de codórna se você quiser exercitar a paciência! rs). Eu gosto de deixá-lo na geladeira até no último minuto, pois fica mais firme para fritar.
Óleo: Assim como o ovo, ele pode ser de qualquer tipo (oliva, girassol, soja, etc.), pra mim o mais gostoso é o ovo frito no azeite! Existem pessoas que preferem sem óleo...aí fica a seu critério, mas a frigideira tem que estar em bom estado.
Se armando para a guerra: Com relação aos utensílios, você só vai precisar de uma escumadeira (ou espumadeira como dizem os mais antigos) e uma colher de sopa. Caso não tenha uma escumadeira, tente usar algum utensílio similar para retirar o ovo da panela (essa fase é importante pois caso não seja um utensílio apropriado, pode furar a gema e colocar tudo a perder!).
Agora que já estamos com todas as dicas, mãos a obra:



1º - Tenha a certeza de que a frigideira esta bem seca, pois qualquer gota de água pode fazer com que o Vulcão Vesúvio entre em erupção na sua cozinha, assim que o óleo esquentar. A quantidade ideal de óleo é cerca de meio centímetro de altura, mas como sei que ninguém tem uma régua na cozinha, o ideal é que fique na metade da unha do dedinho (segue foto abaixo). Com o tempo, só de bater o olho na frigideira você já vai saber!




2º - Esquente o óleo até uma temperatura média (suportável por até 20 segundos com a palma da mão bem próxima ao óleo) e abaixe o fogo (chama média para fogão com bocas pequenas e fraca para bocas grandes);
3º - Quando atingir a temperatura, retire o ovo da geladeira e quebre ele (com cuidado!) na frigideira (se ainda não tiver pratica pode quebrar o ovo em uma xícara primeiro);
4º - Assim que ele cair na panela, tente fazer movimentos leves pra frente e pra trás para que ele não grude tanto no fundo. É uma tendência natural dar uma ligeira “pegada” no fundo da frigideira, mas não precisa ligar para o 190, porque depois de alguns segundos movimentando a frigideira ele já desgruda quase que totalmente;

5º - Com a frigideira de volta ao fogo, use a colher de soba para ir jogando o óleo sobre o ovo. Se gostar da gema mais mole, jogue menos óleo em cima da gema. Esse procedimento evita a necessidade de ter que virar o ovo para fritar do outro lado (já vi muita gente dando P.T. no ovo por tentar virá-lo, não precisa!);



Se o fundo ainda estiver grudando, você pode ir com a colher por baixo do ovo e dar um leve empurrão, sempre encostando a “bunda” da colher no ovo para não furar a gema.




6º - Quando atingir a consistência que você gosta, retire a frigideira imediatamente do fogo e resgate o ovo com a escumadeira. Não coloque-o no prato imediatamente, deixe o ovo suspenso na escumadeira por uns 30 segundos (isso vai deixá-lo sequinho sem a sensação de estar encharcado);

7º - Coloque o sal quando ele já estiver no seu prato, pois o sal (assim como a água) pode causar pequenas erupções na sua cozinha e te machucar com o óleo quente.

Pulo do Gato: Eu adoro colocar Ajinomoto no ovo! Dá um sabor especial e deve ser usado junto com sal pois ele não salga.

A “obra de arte” está feita!!! Viu, o ovo frito pode ser seu aliado na fome do dia-a-dia! 




Espero que gostem! Mandem seus comentários!
Enjoy!

terça-feira, 29 de março de 2011

Alecrim-blog: A primeira muda esta “plantada” na Net.

O início da idealização de um sonho começou! 
Como toda longa caminhada começa com um passo, apresento para vocês o Alecrim-blog.



Esta magnífica planta semi-arbustiva muito comum na região da Costa do Mediterrâneo, deixa o ambiente sempre mais perfumado e suas propriedades medicinais são inúmeras (combate a dor de cabeça, auxilia na digestão de gorduras, estimula a circulação, etc.).
Utilizei este nome pela forte presença que tem, pelas características dessa planta e tantos benefícios que trás para nossa saúde. Diz a lenda que durante uma viagem, Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para amamentar o menino Jesus, por isso acredita-se que a planta nunca chega a altura superior à de Jesus adulto.
Outro mito que envolve o alecrim é o fato dele espantar “olho gordo”, tão utilizado por nossos avós e antepassados, pode também ser colocado sob do travesseiro para atrair bons sonhos. Os Gregos já utilizavam as coroas de alecrim como símbolo da imortalidade.
Vou postar aqui novidades sobre gastronomia em geral, dicas de restaurantes, lançamentos, receitas de amigos, etc. Como gostamos muito de viajar, não posso deixar de postar também alguns dos restaurantes e lugares que passamos. 
É isso aí pessoal…espero que gostem! Este foi o primeiro de muitos!!!
Inté!

Sejam Bem Vindos!

Olá!

Para quem ainda não me conhece...
Sou um curioso e apaixonado pela Gastronomia e todos os assuntos relacionados.

Este blog surgiu da ideia da minha esposa Carla, em poder dar dicas e sugestões para os nossos amigos que sempre gostaram de “filar uma bóia” em casa e nos ligam do mundo a fora pedindo dicas de como fazer um prato ou em qual restaurante ir.
  
Tirando algumas disciplinas que tive na Faculdade, nunca fiz nenhum curso específico, mas procuro sempre ler sobre novas receitas, novos produtos e o melhor de todos: Comer em novos restaurantes!   
Depois de passar por algumas cidades no Brasil, moramos quatro anos e meio em Luanda – Angola, trabalhando em um Banco Internacional como Gerente de RH. Por incrível que pareça, foi aí que despertou (mais ainda) a paixão pela Gastronomia. Por dois motivos:
1º - A precariedade de restaurantes que um país pós-guerra oferece. Isso me fez cozinhar mais do que nunca e apurou minha criatividade com ingredientes básicos (uma vez que a variedade de produtos era bem limitada);
2º - A possibilidade de conhecer alguns dos países (entendam restaurantes!) mais incríveis do mundo, pois adoramos viajar.
Espero que se divirtam com os posts desse blog que também foi criado para as nossas famílias e amigos espalhados por esse Mundão!!!
Outback - Las Vegas - EUA

Inté!